O retorno das reuniões ordinárias do segundo semestre no ano legislativo, ficou marcada pelas inúmeras cobranças feitas pelos parlamentares referente ao abastecimento de água na cidade, que tem afetado os moradores de vários bairros.
Tio Rubens
Abrindo o grande expediente o vereador Tio Rubens citou que durante o seu período de recesso esteve atendendo as demandas da comunidade na Prefeitura Municipal de Rondon do Pará. Em sua fala o parlamentar frisou um dos seus desejos que é a presença de semáforos na cidade, com a finalidade de reduzir os índices de acidentes de trânsito, e acredita que por meio da parceria do Poder Executivo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), será possível melhorias para o município. Em suas explicações pessoais, Tio Rubens citou sobre a moção que apresentou durante a reunião ordinária a respeito da Praça da Bíblia.
Jacir Almeida
O vereador Jacir citou uma das maiores demandas que vem recebendo dos moradores, que é a falta de água em vários bairros da cidade. Jacir citou que foi até o bairro Jaderlândia ver de perto a realidade da comunidade e a maior parte vem sofrendo dificuldades com o abastecimento de água. O parlamentar frisou que é preciso ter uma reunião com todos os secretariados em busca de uma solução, e acredita que a mudança da direção da administração do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município, com intuito de que possam solucionar essa problemática que assola o município.
Fagner Barreto
A falta d’água também foi um assunto abordado pelo vereador durante sua fala na tribuna, citando que em toda sessão ficou falando sobre o problema da falta d’água no município, que já está se tornando cansativo. Atuante na área da saúde, Fagner citou que é uma questão de saúde e é uma necessidade para comunidade.
O saneamento básico também foi assunto abordado pelo parlamentar que citou a necessidade de uma solução para o bueiro a céu aberto na avenida, que tem causado transtornos para a comunidade, principalmente quem passa pelas proximidades do local.
A coleta de lixo foi citada pelo vereador que citou a ausência frequente do caminhão de lixo nos bairros, que tem passado apenas uma vez por semana e várias vezes pelo Centro. De acordo com o vereador, os exames preventivos que estavam sendo entregues dentro de 15 dias, já estão com mais de meses sem serem entregues aos pacientes.
Miguel do Ônibus
Miguel parabenizou a grande cavalgada realizada na Vila Progresso, que movimentou a comunidade da região do Pitinga. O parlamentar fez uma crítica durante sua fala referente ao apoio do Poder Executivo com o evento, com a presença de ambulância para dar assistência durante a programação. Diante da situação, Miguel fez a solicitação para que seja enviado um ofício solicitando o apoio com ambulância e carro pipa para um dos maiores eventos evangélicos da zona rural.
Warlen Santos
“Iniciando um novo semestre, mas com problemas antigos”, foi a frase iniciada pelo vereador Warlen Santos durante sua fala na tribuna que assim como os demais vereadores frisaram a questão da falta d’água na cidade, segundo o vereador já estar virando uma novela, o assunto. Warlen citou sobre os poços artesianos que estão em processo de construção na cidade, mas frisou que no bairro Jaderlândia, local que mais tem reclamações sobre a falta d’água, não tem o projeto da criação do poço artesiano no bairro. As dificuldades dos moradores também foram apresentadas pelo parlamentar.
A falta de agilidade com os exames no hospital municipal também foi assunto na tribuna.
Erasmo Carias
O parlamentar iniciou sua fala pedindo sabedoria para exercer os trabalhos legislativos e citando sobre a visita que fez às comunidades da zona rural. Erasmo esteve na Nova Canaã, localidade que recebeu os serviços do Poder Executivo, assim como o Nova Vitória. Referente à falta d’água, o parlamentar citou sobre a importância de buscar emendas junto aos deputados que tiveram no município durante a campanha, com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento da cidade. Erasmo frisou que o problema da falta d’água também é uma problemática do Poder Legislativo
Marcus Mapincol
Em suas palavras o presidente da mesa diretora,citou que a gestão deve tomar as providências necessárias diante da falta d’água, que vem sendo uma dificuldade enfrentada pelos moradores de Rondon do Pará. Marcus citou que é desumano as residências ficarem quase 10 dias sem água, e que esse problema precisa ser resolvido com urgência. Sobre a busca de emendas, o vereador citou sobre as dificuldades, na ocasião relatou uma situação que chegou a passar com o Poder Executivo com o retorno de emenda que seria destinada ao município.
Sobre o bueiro da ciclovia, Marcus também citou na tribuna, relatando que o odor está terrível e precisa ser desentupido, pois tem prejudicado a comunidade que trafega pelo local, o parlamentar citou que precisa ser solucionado o quanto antes.
Rafael Apóstolo
Segundo o vereador, várias demandas foram recebidas durante o recesso, como a falta d’água, atendimentos de saúde e a conclusão das obras da Escola Estadual Dr. Dionísio Bentes de Carvalho. O vereador citou sobre a nota pública divulgada por um hospital particular referente um convênio com os atendimentos de saúde que foi suspenso, e frisou que preocupa a situação, mas antemão solicitou o apoio dos demais parlamentares para buscarem novamente a celebração do convênio para o retorno dos atendimentos.
Adilson Torsol
O vereador iniciou sua fala citando sobre a falta d’água na cidade e frisou sobre a realização do projeto da criação dos poços artesianos, segundo o vereador, cada projeto é um processo diferente e que é de competência do estado e não do município. Adilson afirmou que a água é um problema sério na cidade e aproveitou o momento para sugerir uma reunião com a prefeita do município junto com a direção do Saae, para buscarem uma solução.
Diego Santos
O vereador iniciou sua fala citando sobre as Ruas Maria Moreira e Salve Leite, no bairro Reserva do Bosque, segundo o parlamentar, os moradores estão com inúmeras dificuldades para trafegarem pelas ruas, Diego citou que foi procurado pela própria comunidade e foi até a localidade, ainda na tribuna aproveitou para solicitar uma atenção da secretária de obras, diante da dificuldade dos moradores.
Diego frisou que mediante inúmeros problemas citados na tribuna, tem buscado junto a deputada em que apoiou durante a campanha, recursos para melhorar o abastecimento de água na cidade, e desde quando foi eleita, se comprometeu em contribuir com o município.