ASSUNTO: Diversas demandas foram apresentadas pelos parlamentares, melhorias na zona rural, situação das ruas da cidade e a presença de guardas escolares foram os assuntos de mais relevância abordados pelos vereadores.

Marcus Mapincol 

O presidente da mesa diretora abriu o grande expediente falando sobre a situação dos alunos da Vila 56 que não estavam indo para escola em razão do transporte que não estava passando pela estrada. O vereador fez a solicitação de um ofício para ser encaminhado para secretaria municipal de educação para mais esclarecimento, sobre o transporte escolar. O vereador citou sobre a água acumulada no Km 56, que os moradores já reclamaram várias vezes por ser um problema recorrente na localidade. A Rua Judite Pereira do bairro Jaderlândia também foi assunto tratado pelo vereador, pois os moradores estão pedindo socorro diante da situação que se encontra. A limpeza do bairro Miranda e Nova Rondon também foi abordado na tribuna. Marcus frisou na sua fala o Campeonato Taça Cidade sobre as demandas para participar que é a emissão do título de eleitor, antes do início da competição, o parlamentar citou que houve ferimento no regulamento do campeonato.

Jacir Almeida

Jacir também falou sobre a situação da água empossada no KM 56 que incomoda os moradores, no momento de sair das suas casas, o vereador frisou que a vila conta com vários investimentos de empresas e também pessoas que acreditam no desenvolvimento e é preciso uma atenção maior do poder público com o local. O Parlamentar reforçou o seu pedido de abertura da Estrada Deus Te Ama, a solicitação é feita em todas as sessões. A visita do gerente da Ideflor-Bio em Rondon, também foi abordada pelo parlamentar que frisou o compromisso com o agricultor do município. A Vila Turmalina também foi assunto abordado, segundo o vereador chegou a informação sobre a van que está trafegando superlotada e a comunidade faz a solicitação de uma maior. A educação e segurança nas escolas foi um dos assuntos levantado pelo parlamentar que citou a situação da Escola Pequeno Polegar, segundo relatos, já foram registrados inúmeros furtos nas salas de aula, em que pessoas pulavam o muro e nos intervalos entravam nas salas e furtavam alguns pertences. Jacir frisou que chegou a visitar 80% das escolas do município e que em todas observou que algumas demandas precisam ser solucionadas e já preparou ofícios para serem encaminhados ao Poder Executivo.

Erasmo Carias 

Erasmo falou sobre a sua visita à secretaria municipal de obras, a Vila da Paz e no Aterro Sanitário. Erasmo citou que já possui obras no km 56, que trata da construção da Praça. Acompanhar os trabalhos do município foi um dos assuntos tratados pelo vereador, que é importante poder fiscalizar. A visita ao Aterro Sanitário, também foi citada na tribuna,  segundo Erasmo, nos próximos meses mais pessoas serão contratadas para a realização da obra. O parlamentar frisou em seu discurso que sempre defende o bairro Nova Rondon e busca melhorias para a localidade. O vereador falou também sobre o pedido de ofício que fez de melhorias para a estrada do Deus te Ama.

Tio Rubens 

Tio Rubens comentou sobre a sua visita no km 56, que esteve acompanhado as obras da praça, ao Posto de Saúde e nas ruas da Vila, ele citou, assim como os demais vereadores sobre os dias de chuva que as ruas ficam alagadas, o parlamentar que as cobranças referente a Vila serão solucionadas e acredita que o Poder Executivo irá tomar alguma providência. Tio Rubens também acompanhou as obras do Aterro Sanitário. O vereador compartilhou sobre a sua visita na zona rural do Guarani e frisou que é um povo muito trabalhador e pediu que todos os vereadores possam olhar para a comunidade. Em sua fala, o parlamentar frisou sobre o esporte da cidade, que já teve muito destaque décadas passadas, mas, nos dias atuais o esporte de Rondon tem deixado a desejar e  precisa de uma liga esportiva para trazer melhorias para o esporte na cidade.

Miguel do Ônibus 

Defensor das melhorias para a Região do Pitinga, Miguel do Ônibus, solicitou mais uma vez atenção para a região com as obras de recuperação da estrada. O vereador citou sobre a estrada que faz ligação entre a agrovila até o município de Jacundá, segundo o parlamentar a situação está bastante crítica e nos últimos dias os moradores tiveram que fazer uma coleta para alugar uma retroescavadeira. A realidade de várias ruas da cidade foi assunto pautado pelo vereador Miguel. Segundo ele, são vários buracos e problemas em diversos pontos do município e que precisam ser solucionados o quanto antes. O parlamentar citou a realidade do km 56 e solicitou uma solução do Poder Executivo com a vila. Miguel relatou que as obras não são eternas e que precisam ter manutenções com frequência. O transporte escolar também foi citado pelo vereador, que o veículo utilizado não é adequado e precisa de uma atenção maior para esse assunto.

Fagner Barreto 

Em sua fala, Fagner foi bem solícito com a comunidade, diante das reclamações que recebeu ao longo da semana o vereador se solidarizou com o pai de família que recebe um salário mínimo e precisa esperar 50 dias para marcar um exame pelo SUS. O parlamentar também citou sobre casos de mães de  famílias que acordam às 3h da manhã para conseguir atendimento nas unidades de saúde e após a consulta esperam mais uns 50 a 60 dias para poder fazer um exame. A solidariedade também foi para os moradores da região do Pitinga que estão enfrentando dificuldades com a trafegabilidade.

O vereador também citou o bairro Novo Horizonte sobre a situação das ruas em que está intrafegável a passagem dos veículos, em suas palavras Fagner relatou que o direito de ir e vir está inferido no município. O parlamentar mais uma vez citou sobre os ataques nas escolas e fez o pedido para que possam reforçar a segurança e parabenizou as escolas particulares que já tomaram uma iniciativa diante da situação.  Fagner relatou que esteve no Mercado Municipal e ficou surpreso com a situação, durante sua fala o vereador solicitou uma atenção, maior do Poder Executivo.

Rafael Apóstolo 

Semana passada o vereador Rafael esteve em Belém acompanhado de outros parlamentares. Em sua fala Rafael iniciou falando sobre a visita que fizeram na Secretaria Estadual de Educação do Pará (Seduc) e citando que já vem surtindo efeito com a contratação de novos professores para a escola Dionísio Bentes de Carvalho. Se tratando de educação, Rafael compartilhou estar muito confiante com a conclusão das obras de reforma, pois a última parcela  do recurso já foi depositada. Em sua fala o parlamentar comentou sobre a segurança nas escolas e compartilhou com os demais vereadores as atribuições que são destinadas aos vigilantes das escolas, e citou que na Alepa foi aprovado um projeto a respeito da segurança nas escolas, e parabenizou a presença dos polícias na Escola Estadual de Ensino.

Adilson Torsol

Nas visitas realizadas nas escolas da cidade na última semana, o vereador Adilson Torsol fez parte e iniciou a sua fala parabenizando a ação de segurança que foi trabalhada nas escolas da cidade. Em sua fala na tribuna o vereador citou que é preciso ter segurança nos ambientes escolares, mas não é viável fazer uma contratação de qualquer forma de seguranças, é preciso saber informações necessárias sobre as pessoas contratadas para exercer esse trabalho.

Como líder de governo, Adilson citou que a cidade tem vários problemas, mas que não devem ficar parados é preciso tomar uma iniciativa e o Poder Executivo vem buscando solucionar os problemas da Vila. Outros locais da zona rural também foram apresentados pelo parlamentar e segundo ele o Poder Executivo está trabalhando em prol de solucionar.

Warlen Santos 

O vereador iniciou a fala citando a reforma do prédio da Câmara Municipal de Rondon do Pará, citando que as obras iniciaram em setembro de 2022, com a previsão de 120 dias, mas já são  sete meses de reforma e durante esse período estão realizando as sessões em locais diferentes.  O vereador também falou sobre o tema da segurança nas escolas e frisou que a segurança nunca é demais e a presença dos policiais  nas escolas é uma realidade neste momento. O parlamentar sugeriu ao Poder Executivo a criação da Guarda Municipal, para reforçar a segurança na cidade e principalmente nas escolas. Warlen citou que a criação da Guarda também iria atender outros órgãos do município. Em sua fala o vereador solicitou a retomada da campanha da reposição das lâmpadas no município, e que já aconteceu outro momento em que beneficiou a comunidade e é preciso retomar, pois em alguns pontos a escuridão tem tomado de conta. Warlen também compartilhou sobre a sua ida à Seduc e que já tem surtido efeito para os alunos da Escola Dionísio.

Diego Santos 

Em sua fala Diego Santos frisou a questão da segurança nas escolas, e enquanto representantes da comunidade, os vereadores devem se preocupar com a segurança do município e buscar soluções para garantir essa proteção aos munícipes. A realidade das ruas do bairro Nova Rondon também foram citadas por Diego que relatou sobre a situação está crítica na localidade. O parlamentar compartilhou sobre a moção que apresentou sobre melhorias para ruas do Bairro Miranda. Conflitante com o surgimento de novos empregos na região, Diego citou sobre a assinatura do convênio para a construção da ferrovia que liga Marabá ao município de Barcarena e  essa obra é motivo de esperança para o desenvolvimento e geração de novas oportunidades para Rondon e Região.

Nilton da Rajada 

Nilton iniciou a sua fala fazendo uma cobrança sobre a Rua Bahia, referente a tampa da galeria está quebrada e tem apresentado risco a comunidade e principalmente aos condutores.

Em sua fala, Nilton também agradeceu sobre a solicitação que fez referente a um buraco que estava na Avenida e já foi solucionado pelos órgãos competentes, assim como nas proximidades do Banco Bradesco, que já foi solucionado. O vereador parabenizou o secretário de obras que vem tendo destaque em seus serviços e sempre que solicitam algo para a secretaria municipal de obras estão sendo atendidos.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade