A Câmara Municipal de Rondon do Pará parabeniza o Município de Rondon do Pará pelos seus 36 anos de emancipação que completará no dia 13 de Maio do ano em curso

0

Antigamente conhecida por Vila Rondon surgiu na abertura da Rodovia PA-70, hoje BR-222, que liga a BR-010 (Belém-Brasília) à Marabá. No Km 86 foi feito um acampamento que servia como apoio para os trabalhadores da rodovia em construção. Era uma região habitada por índios onde o DER, que era o Órgão responsável pela abertura da estrada, através de um índio civilizado, conseguiu a remoção dos mesmos para as proximidades de Marabá, hoje reserva indígena “Mãe Maria”. Na época esse fato dificultou a permanência dos primeiros colonos no lugarejo que surgia.

Seu primeiro nome foi “CANDANGOLÂNDIA”, em homenagem aos primeiros exploradores da região. Em 1969 com a vinda de estudantes chefiados pelo ilustre médico e ecologista Camilo Viana, responsáveis pelos primeiros serviços de saúde e educação, em uma operação do extinto PROJETO RONDON deram o nome de Vila Rondon ao local. Seus primeiros habitantes eram imigrantes das diversas regiões do País que encontraram nesse local propícias condições à exploração de madeira nobre abundante na época. Foi elevado a categoria de Município com o nome de Rondon do Pará, em 13 de maio de 1982 pela lei estadual nº 5.027, tendo atualmente uma população aproximada de 34.221 habitantes divididos entre zona urbana 60% e zona rural 40%.

FELIZ ANIVERSÁRIO RONDON DO PARÁ!!!!

RONDON DO PARÁ 36 ANOS

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade